sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Blocos cirúrgico e obstétrico devem reabrir semana que vem no Hospital de Osório

Hospital concluiu instalação de novo sistema de ar e já pediu vistoria da Vigilância Sanitária para hoje. Previsão é de reabrir quatro salas na segunda-feira (12)

Lorenço Oliveira

Após liberação da Vigilância Sanitária,
salas de cirurgia podem reabrir a partir
de segunda-feira (12)
Foto: Lorenço Oliveira/Momento
OSÓRIO – Cirurgias e partos devem voltar a acontecer a partir de segunda-feira (12) no Hospital Beneficente São Vicente de Paulo. Nesta quinta-feira (8) foi concluída a instalação do novo sistema de ar nos blocos cirúrgicos e obstétricos. A Vigilância Sanitária já foi comunicada para realizar vistoria nas alas que ainda estão fechadas desde maio. O setor foi interditado em razão do incêndio que atingiu a instituição.
 
O hospital de Osório reabriu no dia 24 de dezembro, mas os setores de cirurgias e obstetrícia seguiram interditados. O presidente da instituição Francisco Moro disse que foi preciso instalar um novo sistema de ar para que as áreas fossem liberadas para uso. Foram instalados quatro insufladores (com capacidade de 75 m³/h cada) e quatro exaustores (com capacidade de 15 m³/h cada) em três salas de cirurgia e uma de recuperação.

“Estamos de acordo com o rigor do figurino. Desconheço no Rio Grande do Sul algum hospital que tenha sistema semelhante ao que estamos implantando aqui em Osório”, exaltou Moro. O novo sistema deve garantir maior proteção aos pacientes contra contaminações externas vindas do ar.

Além dos blocos cirúrgicos, a emergência do hospital segue fechada para obras. De acordo com a instituição, a previsão é concluir a reforma em março deste ano. Por enquanto, a orientação é que a população procure a urgência do Posto de Saúde (Rua Garibaldi, 255, Centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário